Translate

sábado, 16 de janeiro de 2016

Revolução Verde


O nome revolução verde nos traz muitas noções positivas em relação ao meio ambiente, mas não funciona bem assim, esta revolução foi culpada de diversos impactos ambientais e acabou com diversos produtores pequenos.

A revolução verde surgiu com o propósito de aumentar a produção agrícola, uma das maneiras foi através do desenvolvimento de pesquisas em sementes. Uma fundação chamada Rockefeller dos EUA, financiou  este programa e utilizou discurso ideológico falando sobre acabar com a fome no mundo.
As sementes modificadas possuem alta resistência a diferentes tipos de pragas e doenças, aliado a fertilizantes, agrotóxicos. Maquinas aumentam significativamente a produção aumentando o volume de alimentos, mas então, qual o problema?

A modernização do campo alterou a estrutura agrária e pequenos produtores não conseguiam se adaptar, fazendo com que não chegassem a uma produção boa e consequentemente fazendo dividas, e prejudicando esses pequenos produtores. Além da quebra destes produtores, foi uma época de muita poluição devida a utilização de máquinas e o uso exagerado de fertilizantes químicos e agrotóxicos, prejudicando a qualidade dos alimentos, degradando o solo e contaminando pessoas.

Por um lado a ideia foi muto boa, basicamente focada em aumentar a produção de alimentos, e assim tendo alimentos para toda a população, mas deixaram de lado alguns aspectos, como por exemplo, a saúde dessas pessoas, a quebra de alguns produtores e a abundancia de agrotóxicos contaminando o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário