Translate

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Elefante

Nome Científico: Loxodonta
Reino: Animalia                 Ordem: Proboscidea
Filo:  Chordata                   Família: Elephantidae
Classe: Mammalia             Gênero: Loxodonta 

Características e curiosidades


Os elefantes pertencem à família dos Elefantídeos e são os únicos sobreviventes de espécies gigantescas que habitaram a Terra há muito tempo.O primeiro elefante surgiu há mais de 25 milhões de anos e era diferente dos de hoje, tendo apenas 60 centímetros de altura, não possuía tromba e suas orelhas e presas eram pequenas. Os cientistas o chamaram de Meritério (Moeritherium lyonsi). A parti daí surgiram mais de seiscentas espécies de elefantes na Terra. A maioria dessas espécies era grande, com longas presas. Algumas, porém, eram bem pequenas, com presas curtas. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que haviam restado apenas duas espécies de elefante, o asiático e o africano.

Os elefantes vivem em manadas, sendo que cada uma é dividida em famílias.

- Na África, o habitat dos elefantes são os territórios do Quênia, Tanzânia e Uganda. Vivem em regiões de florestas e nas savanas.

- Os elefantes indianos são menores do que os africanos.

- É o maior animal terrestre do mundo.

- Possuem presas de marfim na boca.

- São animais herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas de árvores, ervas, raízes, frutos e de gramas.

- Um animal adulto ingere, em média, 100 quilos de alimento por dia.

- Um filhote de elefante pode nascer com até 80 quilos.

- Por volta de 60 anos de idade, o elefante perde seus dentes molares (presas) impossibilitando sua alimentação e levando-o a morte.

- A caça indiscriminada do elefante africano tem levado a diminuição desta espécie, que atualmente está correndo risco de extinção.

-Barrir é o nome do som emitido pelos elefantes.

O elefante africano, que recebe o nome científico de Loxodonta spp., é o maior das espécies existentes. Eles possuem orelhas bem grandes (maiores do que as do elefante asiático), não apresentam saliências na testa, denominadas de “galos”, e possui uma depressão em forma de sela em seu dorso. Tanto o macho quanto a fêmea possuem presas (marfim). Assim como acontece em quase todas as espécies animais, o elefante macho é sempre maior que sua fêmea (também chamada de elefante ou aliá), possuindo aproximadamente, 3 metros de altura e 5 toneladas.

Mesmo sendo um animal muito grande e pesado, o elefante pode se movimentar com uma velocidade espantosa para o seu tamanho, cerca de 40 km/h, ou seja, duas vezes mais rápido do que o homem. Seus pés são protegidos por uma espécie de “almofada”, que o ajuda a arcar com seu peso.

Em sua tromba, existem 40 mil músculos e tendões, o que a torna forte e muito flexível, permitindo com que esses animais controlem a sua tromba com extrema habilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário