Translate

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Caça Esportiva

A caça esportiva, embora seja cultura de alguns países, é apenas mais um motivo que mostra o quanto as pessoas podem ser frias, onde tiram vidas de animais por puro prazer e satisfação, trazendo sofrimento para estes pobres animais que lutam pela sua sobrevivência e de seus filhotes.

COMO TRANSFORMAR A CAÇA ESPORTIVA VANTAJOSA PARA O MEIO AMBIENTE?

Está é uma questão delicada e muitas vezes duvidosa, primeiro deve ser levado em consideração uma questão com uma resposta um tanto que particular:
  • A morte de um ser para ajudar uma maioria é valida?
Pensando em questões sustentáveis, a caça esportiva controlada é super valida e assim funciona em alguns países desenvolvidos:
  • Nos EUA, Canadá e México existe uma taxa (Ducks Unlimited - DU), que é cobrada dos caçadores amadoristas e que é revertida para a preservação de ambientes naturais.
  • Nos Estados Unidos a caça (amadora e esportiva) movimentava no fim do século XX uma economia de US$ 13 bilhões, (The Economist-1992), dos quais expressiva parcela arrecadada e destinada, segundo a Lei Pitman-Robertson, para sustentar e ampliar magníficos sistemas de Refúgios Naturais de Vida Selvagem que protegem milhões de hectares de áreas naturais.
  • Noutros países de rígida gestão ambiental, como é o caso da Austrália, também é permitida a caça controlada em seus territórios.
Mas pensando em questões individuais, do sofrimento que um animal pode ter, ser um pouco mais sentimental, torna muito difícil aceitar este tipo de atitude e é oque muitas pessoas apoiam. Eu em particular, dispenso a morte destes animais, não mataria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário