Nome Cientifico: Amphiprion percula
Reino: Animalia Ordem: Perciformes
Filo: Chordata Família: Pomacentridae
Classe: Osteichthyes Gênero: Amphiprion
Características e curiosidades
O peixe-palhaço é reconhecido facilmente pela sua cor brilhante (que vai desde do amarelo ao vermelho, passando pelo laranja) e as suas bandas brancas contornadas por preto.
São ovíparos, e de fecundação externa, depositando os ovos numa pedra próxima de sua anêmona, o acasalamento e a postura acontecem em ambiente escuro. Os peixes palhaço apresentam características sexuais hermafroditas. reprodução do peixe-palhaço é muito complexa. Várias espécies vivem juntas perto da mesma anêmona. O mais exemplar é sempre uma fêmea e o segundo, por ordem de tamanho, é sempre o macho reprodutor. Todos os outros peixes são machos em estados diferentes de maturidade. Se a fêmea morre, o macho transforma-se em fêmea e o segundo peixe-palhaço maior se converte no macho reprodutor.
Ao procurar por comida, um Peixe-Palhaço certamente pensaria: “Passou pelo meu território, é muito grande, eu me escondo, é do meu tamanho, eu enfrento e espanto pra longe, cabe na minha boca, é comida!”. É exatamente esse apetite variado que faz o Peixe-Palhaço resistente e o torna ideal para ser mantido em cativeiro. Contudo, como sua alimentação na natureza é altamente diversificada, rica e nutritiva, devemos proporcionar essa mesma qualidade nos aquários.
O peixe palhaço vive em simbiose com as anêmonas, embora o peixe palhaço consiga sobreviver sem anêmona nos aquários, na vida selvagem no mar ela serve como uma proteção de seus predadores. As anêmonas se alimentas de todo organismo que encosta em seus tentáculos mas os peixes palhaços conseguem mudar a composição de sua mucosa corporal igual ao da anêmona e assim não é atacado por ela. O peixe palhaço também pode levar alguns organismos para a anêmona alimentando-a.
Nenhum comentário:
Postar um comentário