Translate

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Golfinho de Irrawaddy

Nome Científico: Orcaella brevirostris

Reino: Animalia              Ordem: Catacea
Filo: Chordata                 Família: Delphinidae
Classe: Mammalia          Gênero: Orcaella

Características e Curiosidades


O golfinho de Irrawaddy (Orcaella brevirostris) já viveu em rios e estuários na maior parte do sudeste da Ásia, bem como em ambientes marinhos costeiros. Mais estreitamente relacionados às orcas, eles chegam a medir 2,3 metros de comprimento. O seu longo período de gestação, 14 meses, torna particularmente difícil para que eles reponham populações perdidas.

Embora os golfinhos normalmente prefiram as águas salobras dos estuários, as populações se estabeleceram nos principais rios da região, incluindo o Ganges, o Irrawaddy e o Mekong.

No geral, a cor dos golfinhos é cinza para azul ardósia escura, mais pálida por baixo, sem um padrão distinto. A barbatana dorsal é pequena e arredondada atrás do meio das costas. A testa é alta e arredondada; o bico está faltando. A frente de seu focinho é contundente. As aletas são ampla e arredondada.Geneticamente, o golfinho de Irrawaddy está intimamente relacionado com a baleia assassina (orca).

A comunicação é efectuada com cliques, rangidos e vibra com uma frequência dominante de cerca de 60 kilohertz, que é pensado para ser utilizado para ecolocalização. Peixe e ovos ósseas, cefalópodes e crustáceos são tomadas como alimento. Observações dos animais em cativeiro indicam alimentar pode ser levado à boca por sucção. Golfinhos de Irrawaddy são capazes de injecção correntes de água que pode atingir até 1,5 m; este comportamento distinto tem sido conhecido para o pastoreio de peixe na área geral para a caça.


O aumento da poluição no rio Mekong tem causado um aumento do perigo de golfinhos Irrawaddy no Camboja e Laos. Pesticidas nível tóxico, juntamente com o mercúrio na água causaram inúmeras mortes entre a população de golfinhos na área; seus sistemas imunológicos foram destruídos devido a contaminantes ambientais. Este animal está na bera da extinção, uma estimativa de uns 5 golfinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário