Se você acompanha os noticiários você já deve ter ouvido falar neste vírus que apareceu recentemente no Brasil.O vírus foi isolado pela primeira vez em 1947 de um macaco-reso na floresta de Zika na República de Uganda, África, e foi isolado pela primeira vez em humanos em 1968, na Nigéria.
O Zika vírus não é contagioso, e por isso não passa de uma pessoa para outra. A única forma de pegar esta doença é sendo picado pelo mosquito. No entanto, se um mosquito que não tem o Zika vírus picar uma pessoa que está com Zika, ele é contaminado e começa a passar a doença para outras pessoas através de sua picada.
A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue (aedes aegypti), e os sintomas normalmente surgem 10 dias após a picada.
Sintomas
Inicialmente, os sintomas podem ser confundidos com uma simples gripe, provocando:
- Febre, entre 37,8°C e 38,5°C;
- Dor nas articulações, principalmente das mãos e pés;
- Dor nos músculos do corpo;
- Dor de cabeça, que se localiza principalmente atrás dos olhos;
- Conjuntivite, que é uma inflamação do olho e que provoca cor avermelhada dos olhos, sensação de picada que leva a lacrimejar, inchaço das pálpebras e secreção amarela;
- Hipersensibilidade nos olhos, e maior sensibilidade à luz do dia;
- Manchas vermelhas na pele, que inciam na face e que se podem espalhar pelo corpo e, que podem ser confundidas com sarampo;
- Cansaço físico e mental.
Esse vírus vem preocupando muito ultimamente, mais ainda em casos de gravidez. Com a chegada desse vírus, os casos de microcefalia (má formação do cérebro) nos bebes aumentaram e acreditasse que tem total ligação com este vírus.
Prevenção
Evitar deixar água parada, pois é um meio de atrair o mosquito e aumentar sua reprodução. e também a utilização de repelentes, as mulheres gravidas devem tomar muito cuidado pois podem causar problemas no bebe como já foi citado.
Caso tenha os sintomas já ditos, procure um médico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário