Translate

domingo, 19 de julho de 2015

Biomassa

Em geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente em um ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.

A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzido e acumulado em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.

Impactos da utilização da biomassa

A respeito das conveniências referidas, o uso da biomassa em larga escala também exige certos cuidados que devem ser lembrados, durante as décadas de 1980 e 1990 o desenvolvimento impetuoso da indústria do álcool no Brasil tornou isto evidente. Empreendimentos para a utilização de biomassa de forma ampla podem ter impactos ambientais inquietantes. O resultado pode ser destruição da fauna e da flora com extinção de certas espécies, contaminação do solo e mananciais de água por uso de adubos e outros meios de defesa manejados inadequadamente. Por isso, o respeito à biodiversidade e a preocupação ambiental devem reger todo e qualquer intento de utilização de biomassa, a biomassa pode ser utilizada tanto para energia tanto para outras utilidades.


Biomassa como alimento

A biomassa de banana verde contém amido resistente, que o nosso corpo não digere, assim como as fibras. Por isso ele é considerado um alimento (prebiótico) para as bactérias boas do nosso intestino, melhorando o seu funcionamento, aumentando a saciedade e melhorando a glicemia. E mais a biomassa possui minerais como o potássio, cálcio, fósforo, magnésio, vitaminas do complexo B, A e C. O que não falta são bons motivos para incluí-la na sua dieta!! A biomassa pode ser acrescentada nas preparações como sopas, shakes, vitaminas, bolos, e fique tranquilo, ela não altera o sabor.
Dica: o melhor é usar a banana que foi retirada do pé e foi direto para sua casa. As bananas vendidas comercialmente, normalmente tem o seu processo de amadurecimento acelerado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário