Translate

segunda-feira, 20 de julho de 2015

"Ataque" de Tubarão! Mick Fanning

A etapa de Jeffreys Bay por muito pouco não termina em uma grande tragédia. O australiano Mick Fanning sofreu um ataque de tubarão ao vivo logo no início da bateria válida pela final do evento, contra o compatriota Julian Wilson. Aparentemente dois animais se aproximaram do surfista. O tricampeão mundial foi surpreendido pelos animais e começou a tentar se desvencilhar usando a prancha. Demonstrando um semblante de desespero, Fanning chegou a ser atingido no rosto e caiu da prancha. Em determinado momento o australiano sumiu das imagens causando grande apreensão.Logo depois, ele apareceu tentando nadar para a costa.
O resgate agiu rápido. Uma lancha e dois jet skis da organização se deslocaram para a cena do ataque e socorreram os surfistas. Para alívio geral, Fanning saiu da água inteiro, sem ferimentos, assim como Julian. Os tubarões chegaram a cortar a corda que prendia a prancha ao pé do australiano, mas não o machucaram. Já na lancha, mas ainda muito assustado, Fanning deu seu relato sobre o incidente:
- Era dos grandes. Eu estava sentado, parado e comecei a sentir algo ficar preso em minha perna e instintivamente eu pulei, tentando escapar. Mas ele começou a atacar minha prancha, eu comecei a gritar e socá-lo. Eu só vi barbatanas, não vi dentes. Eu estava esperando virem os dentes em mim. Chutei a traseira dele – disse Fanning, um tanto assustado, mas mantendo o bom humor.

O biólogo Luiz Hernesto Arruda explica:

"Os tubarões não atacaram. Ali não é área com desequilíbrio ambiental, de modo que ele encontra o alimento principal dele facilmente", diz.

Segundo Luis Hernesto, o episódio dificilmente teria o mesmo desfecho no Recife. 

"Os tubarões chegam em Boa Viagem mortos de fome e atacam tudo o que veem pela frente. Sem falar que as espécies que ocorrem em Recife são as mais agressivas entre os tubarões, o tubarão-tigre e o cabeça-chata. Aliás, é bom deixar claro que tubarão não gosta de carne humana. Tanto é que não existem casos de alguém que foi comido por um tubarão. Mas o bicho vê aquilo na água, não sabe e vai ver. Como não tem mão, vai com a boca. Em Recife, como estão esfomeados e são agressivos, vão 'checar' o que é aquilo se mexendo na água. Mas ai o estrago já ta feito", conta. 

"O tubarão branco ainda tem a vantagem de, ao atacar, abrir e só fechar a boca. Quando é um humano, ele morde e solta. Vê que não é a presa dele e vai embora. Por isso existem vários casos de gente que sobrevive a ataque de branco, com cicatrizes, muitas vezes. Já o cabeça chata e tigre, ao morderem, cravam os.dentes e chacoalham a cabeça. Por isso que em Recife os ataques geram um grande número de amputados, porque os bichos arrancam os membros. Aí a pessoa morre de hemorragia e/ou infecção por bactérias presentes na boca do animal"

Nenhum comentário:

Postar um comentário