Translate

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Ameaças ao ciclo Hidrológico

Ameaça ao ciclo hidrológico seria toda atividade ou produtos que compromete a qualidade de toda a água disponível, prejudicando o ciclo da água, prejudicando o ciclo hidrológica,ou seja, ciclo da água, irá comprometer gerações futuras tornando o uso da água mais difícil e até chegar a escassez total. A seguir falarei sobre algumas coisas que ameacem o ciclo hidrológico.

  • PESTICIDAS: A água do subsolo pode ser contaminada com pesticidas e outras substâncias tóxicas deixadas em áreas de recarga. um aquífero pode armazenar água por dezenas de milhares de anos, mas sua contaminação pode inutilizá-lo definitivamente.

  • LAGOS E RIOS MORTOS: Nutrientes arrastados do solo das plantações pelas chuvas estimulam o crescimento de algas que acabam com o oxigênio da água dos rios e a tornam imprópria para peixes e outras formas de vida aquática.
  • IRRIGAÇÃO: No decorrer do sec.xx, muitos ambientes aquáticos como rios, lagos, pântanos e mangues ficaram comprometidos por projetos de irrigação e ocupação do solo. O mar de Aral é o exemplo extremo dessa situação. Clique para saber mais sobre o mar de Aral 

  • CHUVA ÁCIDA: Os óxidos liberados pela queima de combustíveis podem reagir com a água e o oxigênio atmosféricos formando ácidos como o sulfúrico (H2SO4) e o nítrico (HNO3). Carregados pela chuva, esses ácidos podem envenenar os rios e a terra, matar as plantas e causar doenças.

  • EFLUENTES TÓXICOS:  compostos orgânicos e contaminantes, como o mercúrio presente em eletrônicos e usado na mineração, tornam os efluentes industriais muito tóxicos.

  • IMPERMEABILIZAÇÃO: O solo impermeabilizado prejudica a recarga dos aquíferos e aumenta o escoamento superficial. Isso favorece as inundações e o assoreamento de rios.

  • CONSUMO EXAGERADO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA: Em 60% das cidades Europeias com mais de 100 mil habitantes, o consumo de água subterrânea é maior que a taxa de reposição. A cidade do México fica sobre um lençol freático responsável por 72% do abastecimento. Seis mil poços sugam 52m/segundo, que recebe apenas 28m/segundo. Esse esvaziamento do lençol faz a cidade afundar 10 centímetros por ano.

  • FIM DAS GELEIRAS: Estima-se que 80% das geleiras do Himalaia possam sumir em 30 anos, reduzindo a vazão dos principais rios asiáticos, que abastecem um sexto da humanidade. A redução da neve dos Andes, onde nasce o rio amazonas, afetará toda a America do Sul, principalmente nos aspetos climáticos.

  • ESGOTO SEM TRATAMENTO: Cerca de 90% do esgoto doméstico dos países em desenvolvimento não é tratado. Além de contaminar as fontes subterrâneas de água, o esgoto espalha doenças diarreicas e parasitas que matam mais de 4 mil crianças por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário