Translate

domingo, 5 de julho de 2015

Sistema Cantareira

Acho que todos nós já ouvimos muito sobre a Cantareira, mas na verdade você sabe tudo sobre ela? É o que iremos fazer agora para vocês, falar o Maximo sobre a Cantareira para que realmente nós saibamos do que se trata.
A origem do nome Cantareira, segundo a Sabesp, foi dada a serra pelos tropeiros que faziam comércio naquela região devido à grande quantidade de nascentes e córregos encontrados nesta região. Naquela época era costume armazenar água em jarros chamados cântaros, e chamava-se “Cantareira” o local onde os cântaros eram guardados. O sistema Cantareira tem a capacidade de água de 982,07 Bilhões de litros e se contarmos com o volume morto sua capacidade sobe para 1269,5 Bilhões de litros, com uma capacidade de tratar 33 mil litros por segundo, o sistema é responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas, o sistema é considerado a maior estação de tratamento da America Latina.O sistema é composto por 6 represas e 4 reservatórios:
  1.      Localizada na cidade de Bragança Paulista, é alimentado pelos rios Jacareí e Jaguari.
  2.     Armazena 5mil litros por segundo do rio cachoeira de Piracaia
  3.     Na cidade de Nazaré Paulista armazena 4 mil litros por segundo do rio Atibainha.
  4.   . Na cidade de Mariporã, armazena 2 mil litros por segundo do rio Jaqueri.

Ainda existe uma represa de segurança a 860 metros denominada Águas Claras, caso haja alguma paralisação é possível manter o sistema funcionando durante 3 horas.


A serra da Cantareira foi um dos maiores obstáculos para a construção deste sistema então foi construído a Estação Elevatória Santa Inês para bombear está água para a Estação Guaraú, no total existem 4 unidades de bombeamento com uma capacidade de 11 mil litros de água por segundo cada uma e que impulsionam a uma altura de 120 m. 

O sistema terminou o dia 04/07/2015 com 15,3% de sua capacidade total com o volume morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário